From Indigenous Peoples in Brazil

News

Comissão visita local escolhido pelo Exército para construir base em RR

22/02/2001

Fonte: Folha de São Paulo - SP



Uma comissão integrada por militares e representantes do Judiciário, Ministério Público Federal, AGU (Advocacia Geral da União) e Funai (Fundação Nacional do Índio) visitou ontem o local escolhido pelo Exército para a construção do 6° PEF (Pelotão Especial de Fronteiras), em Uiramutã (RR).

O quartel, em fase de terraplanagem, estava sendo erguido dentro da reserva indígena Raposa Serra do Sol.

As obras do quartel geraram protestos da comunidade indígena e recursos judiciais, que resultaram na sua paralisação, no início deste mês.

O presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1 a Região, Femando Tourinho Neto, que decidiu pela paralisação das obras, disse que a visita foi "excelente". "Há grupos indígenas favoráveis e contrários à construção. "

Ojuiz relator do processo, do TRF, Daniel Paes Ribeiro, que também participou da comitiva, anunciou que vai descrever suas impressões.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputado Marcos Rolim (PT -RS), concluiu ontem um relatório sobre o aliciamento sexual de índias por militares dos pelotões do Exército instalados na reserva inanomâmi, em Roraima. Essas denúncias estão sendo apuradas pela comissão, que esteve na reserva entre os dias 8 e 9 deste mês, para tomar o depoimento das índias.

Nos depoimentos, elas acusam militares de três pelotões de fronteira de estarem mantendo relações sexuais em troca de presentes. No documento, o parlamentar sugere que o presidente da República impeça a construção de novas unidades do Exército a menos de dez quilômetros das casas indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source