From Indigenous Peoples in Brazil
News
Ianomâmis irritados com obra sem autorização
21/02/2005
Fonte: JB, País, p. A4
Ianomâmis irritados com obra sem autorização
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) deverá iniciar, nos próximos dias, as obras para ampliar de 1.100 metros para 1.500 metros a pista de pouso de Surucucus, na terra indígena ianomâmi. A reforma foi forçada pela decisão da Aeronáutica de substituir as velhas aeronaves Bandeirantes e Búfalo por outras de porte médio, como Brasília e Hércules (foto), que exigem mais espaço para aterrissagem e decolagem. A mudança não teria qualquer problema não fosse o fato de até agora a obra não ter Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima), apesar de se tratar de área indígena. Não bastasse a legislação ambiental estar sendo ignorada, os ianomâmis estão irritados com a decisão, pois já passaram por situação semelhante quando da construção da primeira pista. Reclamam ainda dos danos que a obra causa ao meio ambiente e da interferência dos operários no dia-a-dia da comunidade.
JB, 21/02/2005, País, p. A4
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) deverá iniciar, nos próximos dias, as obras para ampliar de 1.100 metros para 1.500 metros a pista de pouso de Surucucus, na terra indígena ianomâmi. A reforma foi forçada pela decisão da Aeronáutica de substituir as velhas aeronaves Bandeirantes e Búfalo por outras de porte médio, como Brasília e Hércules (foto), que exigem mais espaço para aterrissagem e decolagem. A mudança não teria qualquer problema não fosse o fato de até agora a obra não ter Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima), apesar de se tratar de área indígena. Não bastasse a legislação ambiental estar sendo ignorada, os ianomâmis estão irritados com a decisão, pois já passaram por situação semelhante quando da construção da primeira pista. Reclamam ainda dos danos que a obra causa ao meio ambiente e da interferência dos operários no dia-a-dia da comunidade.
JB, 21/02/2005, País, p. A4
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