From Indigenous Peoples in Brazil

News

Morre mais uma crianca india em Mato Grosso do Sul

03/04/2005

Fonte: O Globo, O Pais, p.12



Morre mais uma criança índia em Mato Grosso do Sul
O guarani Rafael Nunes também foi vítima de desnutrição
A criança guarani Rafael Nunes, de dois anos, morreu sexta-feira à noite, antes de chegar à Santa Casa de Campo Grande. Ele havia sido internado no último dia 14 no Hospital Universitário, em Dourados. Ele é o 16º indiozinho de Dourados a morrer por desnutrição.
O médico do Departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jaime Valêncio, suspeitou que o paciente estava também com leishmaniose. Com a confirmação da doença e o agravamento do quadro clínico, a Fundação decidiu pela transferência. Mas ele morreu antes de completar os 220 quilômetros entre Dourados e Campo Grande, em ambulância equipada com uma UTI neonatal e sob o acompanhamento de dois médicos e um enfermeiro.
A morte de Rafael é mais um ingrediente do drama vivido por ele e o irmão, Maciel Nunes, de três anos, que também está com leishmaniose. Além de ter contraído a doença, Maciel apresenta quadro de desnutrição em decorrência da leishmaniose e febre alta. O pai de Rafael e Maciel abandonou a família. A mãe e a avó deles morreram, deixando as crianças sós e doentes. Enquanto estiver em tratamento, Maciel ficará sob a responsabilidade da Funasa.

O Globo, 03/04/2005, p. 12
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source