From Indigenous Peoples in Brazil

News

Gino diz que índio procurado é especialista em invasão

04/04/2006

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, disse esta manhã que o capitão dos índios Carlito de Oliveira "é um especialista em invasão e tem cobertura para agir desta maneira". O capitão é procurado pela polícia, apontado como responsável pela reação dos índios que mataram no último sábado dois policiais civis em Porto Coimbra, ferindo outro agente. O grupo investigava se o responsável por um homicídio estaria refugiado no local, quando foi atacado. Já a versão dos índios é que os policiais teriam chegado atirando.

Em entrevista publicada pelo Dourados News, Gino ressalta que há mais de dois anos já estaria alertando para o risco de confronto e critica a atuação do Ministério Público Federal. "É lamentável que o poder público incentive a permanência de índios em propriedades privadas invadidas, dando total cobertura, inclusive melhor que nas próprias aldeias", disse, ilustrando com a constrição de escola pela Prefeitura de Dourados dentro da propriedade do agropecuarista, Esmalte Barbosa.

Segundo o MPF, os índios estão na área por determinação do Tribunal Regional Federal (TRF).Para Gino o MPF deveria conscientizar os índios que invasão não é a solução e não o contrário. "Quando o MPF apóia o sepultamento de um índio numa área invadida cria uma expectativa de que a propriedade seja declarada indígena provocando um desgaste muito grande entre proprietários rurais e índios invasores", pontuou.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source