From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios guaranis inauguram unidade de saúde

21/02/2002

Autor: Maura Campanili

Fonte: Estado de S.Paulo-SP



Posto médico na Aldeia Krukutu, na zona sul de São Paulo, é resultado de acordo entre Furnas e o Ministério Público para construção de linhão

Os índios guaranis da Aldeia Krucutu, em Parelheiros, na zona sul de São Paulo, inauguram amanhã uma Unidade Multifuncional de Saúde, composta de um posto médico odontológico e uma cozinha comunitária com todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento. A unidade foi construída por Furnas Centrais Elétricas como resultado de ação determinada pelo Ministério Público Federal no Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela empresa, por conta da construção da Linha de Transmissão Itaberá-Tijuco Preto III.

O projeto, coordenado pela organização não-governamental (ONG) Martim de Lima, vai beneficiar 134 habitantes da aldeia (30 famílias). "A unidade foi elaborada com o envolvimento total da comunidade e tem o objetivo de combater a mortalidade infantil e a desnutrição, que atingiram índices alarmantes na aldeia", diz Uwe Weibrecht, presidente da entidade. No local, funcionará também o escritório da Associação Nheem Porã, composta apenas por índios, que recentemente se oficializou e cuida dos interesses da comunidade.

O Termo de Ajustamento de Conduta é resultado de um acordo de Furnas com o Ministério Público, que viabilizou a liberação da construção do último trecho do linhão, parte do Sistema de Transmissão de Itaipu, que entrou em operação em maio do ano passado. A obra chegou a ser interrompida por passar por importantes áreas de Mata Atlântica e indígenas, mas foi liberada a partir do acordo que estipulou várias medidas de mitigação dos impactos para os índios e o meio ambiente.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source