From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF negocia com a Funai prisão de cacique Paiakan

23/02/2002

Fonte: Folha de S.Paulo-SP



A Polícia Federal do Pará negocia com a Funai (Fundação Nacional do Índio) a prisão do cacique caiapó Paulinho Paiakan nos próximos dias em sua aldeia em Redenção, no sul do Pará.

"Recebemos o pedido de prisão da Justiça estadual no mês passado e estamos negociando com a Funai para ver se o cacique se entrega", disse o superintendente da PF no Pará, delegado Geraldo Araújo.

O promotor Rodier Barata Ataíde pediu e a Justiça de Redenção decretou, em novembro do ano passado, a prisão do cacique pelo envolvimento dele no estupro da estudante Silvia Letícia. O crime ocorreu em 1992, em Redenção.

"Como ele está em uma área da União, só a Polícia Federal pode cumprir a prisão", disse o promotor.

O promotor informou que Paiakan já cumpriu dois anos em regime de prisão semi aberto e tem que cumprir mais dois anos de reclusão em regime fechado.

"Não existe mais recurso por parte da defesa. A decisão da prisão já foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal", disse Ataíde.

Segundo o delegado da PF no Pará, a prisão do índio está sendo negociada com a Funai para evitar confronto com os índios da aldeia de Paiakan.

Os advogados do índio tentam evitar que ele seja preso e alegam que Paiakan é inocente.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source