From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios e policiais contra garimpo clandestino

23/03/2002

Autor: EDSON LUIZ

Fonte: Estado de S. Paulo-SP



Documentos anexos


Índios e policiais federais se uniram ontem, em Rondônia, para acabar definitivamente com o garimpo clandestino de diamantes na Reserva Roosevelt, do grupo indígena Cinta-Larga. Cerca de 100 agentes e 150 guerreiros suruís, zorós e gaviões entraram na área e expulsaram em torno de 300 pessoas que estavam fazendo a extração do minério. Diversos veículos e tratores foram apreendidos, e a situação é tensa na região.

O garimpo do Roosevelt é um dos maiores produtores de diamantes do País e começou a ser explorado na metade do ano passado, quando milhares de pessoas entraram na área indígena com aval de funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai). A primeira incursão da PF no local ocorreu no final do ano passado, quando 80 pessoas foram presas, dezenas de maquinários apreendidos e abertos centenas de inquéritos.

Na operação que começou esta semana, os policiais contaram com a ajuda de índios de outras tribos, que temem que a ação dos garimpeiros na área Cinta-Larga se espalhe. "Conseguimos uma coisa importante logo no primeiro dia: interditar uma balsa que fazia a travessia do Rio Roosevelt levando alimentos, burros e maquinários para os garimpeiros", anunciou o coordenador da operação, pela parte da Funai, Antenor Gonçalves Bastos Filho.

Ontem, representantes do Ministério Público Federal, PF, Funai e Ibama reuniram-se no Palácio do Planalto para discutir a retirada dos garimpeiros.

O maior problema é criar empregos que substituam a atividade garimpeira em terras indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source