From Indigenous Peoples in Brazil

News

Associação Xavante lança campanha "Salve o Cerrado"

06/02/2000

Fonte: ISA



Povo defende política de preservação e apoio a propostas sustentáveis para o ecossistema.

Com o intuito de salvar o cerrado brasileiro, a Associação Xavante Warã lançou uma campanha nacional em prol de uma política nacional de conservação desse ecossistema, que apresenta somente 20% de sua área original preservada.

Por ser considerado local de produção de grãos para exportação, a Lei 49.141 autoriza o desmatamento de 80% do cerrado para plantio. Os Xavante acusam o uso ilegal do restante. Na Terra Indígena Sangradouro (Mato Grosso), 1.400 hectares já foram desmatados.

A cultura Xavante precisa do cerrado para sobreviver. A construção de suas casas, a realização de rituais e a obtenção de alimentos e de ervas dependem diretamente daquela vegetação. Segundo a Associação Warã, “o Xavante depende do cerrado e o cerrado depende do Xavante”.

Na opinião dos Xavante, para preservar o cerrado, é necessária a fiscalização eficaz daquelas terras protegidas por lei, das Reservas Ecológicas e Terras Indígenas. Eles também apoiam o desenvolvimento de projetos que garantam a reprodução de espécies e o respeito ao modo de vida de suas populações tradicionais. Os responsáveis pelo desmatamento das terras indígenas devem ser punidos e a população indígena indenizada por meio de projetos de manejo ambiental.

Na campanha, os Xavante reivindicam:

1) Uma política real de preservação – que o governo federal, por meio de órgãos competentes, garanta a preservação de, no mínimo, 20% da vegetação nativa nas áreas de exploração econômica, que é o que estabelece a Lei. E que garanta a fiscalização constante das Reservas Ecológicas e das Terras indígenas contra o desmatamento. E ainda, no caso específico da Terra Indígena Sangradouro, que os responsáveis pelo desmatamento nas terras indígenas sejam punidos e a população indígena indenizada com projetos de manejo ambiental.

2) Apoio para as propostas sustentáveis das populações locais – que o governo federal, por meio dos órgãos competentes, apoie o desenvolvimento de projetos que garantam a reprodução de espécies do cerrado e que respeitem o modo de vida das populações tradicionais que lá habitam”.

Abaixo assinados estão circulando pelas principais universidades de São Paulo. Para adquirir a camiseta da campanha, ligue para (11) 263.3220.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source