From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Índios de área em que houve conflito cobram demarcação

13/04/2007

Autor: Fernanda Mathias e Aline dos Santos

Fonte: Campo Grande News




Dentre os manifestantes que participam de marcha no centro de Campo Grande nesta sexta-feira, estão índios da área conhecida como Sombreirito, na fazenda São Benedito, em Sete Quedas. Lá, em junho de 2005, o índio Dorival Benites, de 26 anos, foi morto em confronto com seguranças da fazenda.

Eugênio Gonçalves, que é professor na aldeia, reclama na demora na demarcação de terras, mesmo após laudo antropológico, que saiu há dois anos, atestando que a terra pertencia a índios. Segundo ele, o litígio pelos mais de 12 mil hectares da área existe há nove anos. Hoje 75 famílias vivem acampadas no local.

A demarcação desta área será um dos pedidos a ser apresentado na próxima semana, em Brasília, durante o "Abril Indígena". De Mato Grosso do Sul deve ir uma caravana com cerca de 90 indígenas. Além de Eugêncio foram à marcha esta manhã quatro rezadores da Sombreirito.

A marcha começou na praça do Rádio Clube e termina na Ary Coelho. Participam representantes de cerca de 40 movimentos, dentre eles MST e CUT. Cerca de 100 policiais acompanham a movimentação, que ocorre em função do Dia do Índio, comemorado 19 de abril.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.