From Indigenous Peoples in Brazil

News

CIMI publica nota de solidariedade a indios da Raposa

15/05/2007

Fonte: Folha de Boa Vista



O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), divulgou nota em solidariedade aos povos indígenas da terra Raposa Serra do Sol, em Roraima, por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve cinco rizicultores na terra homologada pelo presidente Lula no dia 15 de abril de 2005.

Na nota, o Cimi afirma que os mais de 15 mil indígenas Makuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona, que habitam aquele território há 30 anos vêm travando uma luta árdua para assegurar o espaço onde possam viver. Neste período, segundo o Cimi, dezenas de lideranças foram assassinadas e outras centenas de pessoas ainda sofrem todo tipo de violência, tanto física quanto psicológica e ao seu patrimônio.

O Conselho Indigenista Missionário, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lembra, ainda, que desde a homologação da terá indígena Raposa Serra do Sol inúmeros episódios de violência aconteceram, desencadeados por rizicultores e outros ocupantes, na maioria das vezes com apoio de indígenas cooptados para defender os interesses desses setores, e com a cumplicidade da maioria dos meios de comunicação de Roraima, historicamente tidos como porta-vozes dos interesses anti-indígenas
Por fim, o Cimi Norte I solidariza-se com os povos indígenas apoiando suas iniciativas, repudia as agressões contra eles e exige maior empenho das autoridades para por fim aos conflitos fundiários em Roraima.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source