From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Indios Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá pedem a saida do Admisntrador Regional da Funai

12/06/2007

Fonte: Conselho Indigenista Missionário



Índios Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá de Olivença ocupam a ADR de Ilhéus e pedem a saída do administrador Regional da Funai.

Cerca de 70 lideranças indígenas dos povos Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá de Olivença ocuparam hoje pela manhã (por volta das 01:00 hora) a ADR da Funai em Ilhéus, e pedem a imediata saída do Administrador Regional da Funai.

Segundo a cacique Ilza Rodrigues (Pataxó Hã-Hã-Hãe) que lidera a ação juntamente com os caciques Valdelice Amaral, Alicio Amaral e Rosevaldo Carvalho (Tupinambá de Olivença): "Esta ação está se dando devido a insatisfação das comunidades com a gestão do Administrador Regional , Agnaldo Francisco. A muito tempo estamos reclamando das péssimas situação que a Funai vem deixando as nossas comunidades e nenhuma providência vem sendo tomada, não agüentamos mais e as comunidades decidiram pedir a saída do Administrador, queremos também presença de
algumas autoridades aqui para que possamos resolver esta situação. Estamos solicitando a presença do Ministério Público, do Presidente da Funai, e de outras autoridades que possam resolver a nossa situação.

Não agüentamos mais tanto sofrimento." Desabafa a Cacique. O Conselho Indigenista Missionário- Equipe Itabuna, foi informada por telefone desta ação agora pela manhã, pela liderança Dilson de Jesus (Pataxó Hã-Hã-Hãe), e segundo ele, só sairão da sede da Funai em Ilhéus com a situação resolvida, Dilson ainda afirma que eles estão no aguardo de que mais lideranças indígenas cheguem durante o dia para pressionar as autoridades a resolverem situação.

Agnaldo Francisco dos Santos é índio Pataxó Hã-Hã-Hãe e ocupa o cargo desde novembro de 2005.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.