From Indigenous Peoples in Brazil

News

No MS, 20 índios foram mortos apenas este ano

10/07/2007

Fonte: O Globo, O País, p. 11



No MS, 20 índios foram mortos apenas este ano
Líder dos guarani-kaiowá, que participou de invasão de fazenda, foi atingido por cinco tiros

O índio Ortiz Lopes, de 46 anos, foi assassinado na porta de sua casa, domingo à noite, na cidade de Coronel Sapucaia, no sul de Mato Grosso do Sul. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), é o 20 o índio assassinado no estado apenas este ano, na luta pela posse da terra. Ortiz era o principal líder dos 2,5 mil índios guarani kaiowá que vivem na Kurussu Ambá, área indígena localizada entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

Ortiz foi atingido por cinco tiros. A mulher dele, Marluce Pereira Lopes, de 34 anos, ouviu o assassino dizer, enquanto atirava:

Os fazendeiros mandaram acertar contas com você.

A PF de Ponta Porã já abrira inquérito para investigar a morte, em janeiro, da líder religiosa Xurete Lopes, de 70 anos, durante a desocupação da Fazenda Madama, que pertenceria aos índios e que atualmente está ocupada por fazendeiros.

A área vizinha a Kurussu Ambá é reivindicada pelos índios e foi ocupada novamente em maio, mas sem registro de incidentes. Ortiz estava com o grupo de índios que promoveu as invasões e se tornou o líder mais importante dessa comunidade porque o cacique Francisco Ernandes foi preso.

O Globo, 10/07/2007, O País, p. 11
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source