From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígena se nega a fazer um transplante de fígado e volta para a aldeia

12/07/2007

Fonte: Diário do Amazonas



MANAUS - Um indígena da etnia Yanomami, que estava internado desde fevereiro com cirrose hepática na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), zona Centro-Oeste de Manaus, se negou a fazer um transplante de fígado em Fortaleza e voltou para a aldeia onde mora, em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros a noroeste de Manaus).

A família solicitou o cancelamento da viagem alegando que as crenças culturais da etnia da qual fazem parte, não aceita transplante de órgãos. A diretora da Casa do Indígena (Casai), Maria de Jesus Cartilho, disse que o próprio paciente, que se chama Zico Yanomai, pediu para voltar à aldeia, alegando que tinha ‘medo de morrer longe de casa’. "O médico explicou que se ele não fizesse o transplante, correria risco de morte, mesmo assim, o paciente não cedeu, e o médico, em respeito às crenças e a cultura da etnia aceitou o pedido", conta.

Com a negativa da família, a Funasa formalizou um termo de responsabilidade para que representantes da Secoya e da Funai, além do próprio paciente, assinassem, assumindo as responsabilidades da interrupção do tratamento de saúde. A diretora da Casai, disse que o indígena voltou de avião até Santa Isabel e de lá pegou uma voadeira até a aldeia. As últimas informações sobre o estado de Saúde de Zico, é de que ele está bem.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source