From Indigenous Peoples in Brazil

News

Senador faz alerta sobre operação na Raposa Serra do Sol, mas Polícia Federal nega

13/07/2007

Autor: Amada Mota

Fonte: Radiobrás



Manaus - Durante discurso ontem (12) no Senado Federal, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) denunciou o planejamento de uma operação da Polícia Federal (PF) para retirar os não-indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol no norte de Roraima. Em seu discurso, o senador disse ter recebido de um policial federal um documento que revela dados do que seria uma verdadeira "operação de guerra" contra os arrozeiros, pequenos produtores e alguns pecuaristas que vivem no local. A Polícia Federal negou que haja qualquer ação planejada.

Cavalcanti não revelou o nome do autor da denúncia, mas relatou, que, segundo o documento, "a Polícia Federal deverá utilizar um efetivo de 500 homens, vindos de todas as capitais brasileiras". "Vejam bem, é uma operação de guerra, para a qual terão de deslocar policiais federais de todo o País, para quê? Para combater o narcotráfico? Para combater bandidos? Para combater alguma subversão da ordem em Roraima? Não, para combater trabalhadores que estão lá produzindo e gerando mais de 6.000 empregos diretos e indiretos", disse.

O senador destacou também que o documento estabelece cerca de 40 dias para a operação e prevê a utilização de veículos do exército para ocupação da área, infra-estrutura de acampamento - como barracas, sacos de dormir, estrutura para banho, sanitários e higiene pessoal - e ainda a disponibilização de um posto de atendimento médico de emergência local.

Apesar o discurso, o superintendente da Polícia Federal em Roraima, Cláudio Lima de Souza, não confirma a informação e diz que na próxima segunda (16) iniciará um inquérito policial para investigar a questão no órgão federal. Ele garantiu que não existe nenhum planejamento sobre a suposta operação, mas que a polícia federal pode entrar em ação, se houver uma ordem legal da presidência da república, por exemplo.

"Desconheço essa informação. Já mandei instaurar um inquérito policial para apurar a veracidade dessa informação e descobrir que policial federal que tem esse conhecimento e não passou isso para mim. Se o nosso diretor-geral, o Ministério da Justiça ou o presidente da República determinar a ação da Polícia Federal, vamos entrar em ação, mas neste momento não há nenhum de nossos homens no local para retirar ninguém". atesta Souza.

A reserva indígena Raposa Serra do Sol foi homologada pelo governo federal em 2005. Além dos mais de 18 mil indígenas das etnias Macuxi, Wapixana, Ingarikó, Taurepang e Patamona, o local abriga produtores rurais, pecuaristas e até usinas de arroz. Os confrontos começaram há dois anos, quando a homologação da terra indígena determinou a saída dos moradores não-indios. De acordo com a Associação dos Arrozeiros de Roraima, a produção de arroz na reserva Raposa Serra do Sol é responsável por 25% do PIB estadual e emprega pelo menos oito mil pessoas direta e indiretamente. Contudo, a homologação dá direito aos índios ao território.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source