From Indigenous Peoples in Brazil

News

Três foram detidos suspeitos de tentar matar indígena

22/08/2007

Autor: Nadyenka Castro

Fonte: Campo Grande News



Três pessoas já foram detidas suspeitas de envolvimento na tentativa de homicídio contra a índia Zélia Garcia, na madrugada desta quarta-feira (22 de agosto) na aldeia Bororó em Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande.

Dois são adolescentes. Um de 12 anos que foi encontrado com a roupa ensangüentada e uma jovem de 14 anos. Eles teriam sido contratados por R$ 200 por uma mulher, que também foi detida.

Zélia dormia na residência dela com os seis filhos, quando por volta de 3 horas alguém a chamou. Ela levantou-se, abriu a porta e foi atacada por golpes de facão.

A índia teve a mão esquerda decepada, a outra ficou segura apenas por tendões, corte profundo na cabeça, cortes na face e o olho esquerdo arrancado.

Parte do crime foi testemunhado pela filha de oito anos, que ao ver a cena pegou o irmão de oito dias e se escondeu em um matagal. Ao amanhecer ela voltou para casa e encontrou a mãe ensangüentada e acionou parentes, que chamaram polícia e Corpo de Bombeiros.

Zélia foi encaminhada para o Hospital Evangélico, onde permanece em estado gravíssimo. O bebê foi levado para o Centrinho (posto médico de atendimento às crianças índias).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source