From Indigenous Peoples in Brazil

News

Violência entre indígenas faz a Funasa ampliar foco

17/12/2007

Autor: Sandra Luz

Fonte: Campo Grande News




Os altos índices de violência entre a população indígena de Mato Grosso do Sul estão fazendo com que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) amplie o foco de assistência para a população jovem. Segundo o presidente do órgão, Danilo Fortes, 50% da população indígena têm hoje menos de 20 anos e, por este motivo, a questão vai ganhar mais atenção.

Outra questão que gera preocupação é a mortalidade infantil indígena, que já chegou há 2 anos a 80 indivíduos por mil nascido vivo, mas que neste ano é de 38 para cada mil. Ainda conforme o presidente, um congresso realizado no segundo semestre em Brasília (DF) abordou as conseqüências da violência tendo como foco a saúde mental.

Parte dos pesquisadores que participaram do congresso vieram a Mato Grosso do Sul e até o fim deste ano concluem estudo realizado na aldeia Bororó, em Dourados, onde é registrado índice preocupante de violência. Fortes analisa que a violência é resultado de uma série de fatores entre eles o confinamento da população. Em Dourados há cerca de 11 mil índios guarani-caiuá em uma área de 3 mil hectares.

A Funasa, em conjunto com a Funai (Fundação Nacional do Índio) estuda pedir ao presidente Luis Inácio Lula da Silva a ampliação da área indígena em Dourados. Para apresentar o pedido, a fundação aguarda o resultado do estudo na Bororó, que conta com a participação de pesquisadores australianos.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source