From Indigenous Peoples in Brazil

News

Yanomamis buscam melhorias na saúde

25/02/2008

Fonte: Funasa




Representantes do povo Yanomami estiveram, nesta segunda-feira (25), na sede da Funasa em Brasília. Os indígenas foram recebidos pelo presidente da Fundação, Danilo Forte, e pelo diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka.

A saúde foi o tema principal do encontro. Davi Xiriana solicitou à Funasa mais empenho na manutenção e fornecimento de equipamentos para as unidades de saúde, intensificação do programa de imunização e maior planejamento nas ações de saúde.

Danilo Forte afirmou que a área Yanomami está entre as prioridades da Funasa, assim como o Vale do Javari (no Amazonas) e a área Xavante, no Mato Grosso. A gestão participativa foi reafirmada pelo presidente: "A Funasa tem gestão aberta e democrática. Sempre consultamos o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e as lideranças de cada povo", destacou.

A garantia de fornecimento contínuo de medicamentos para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) foi dada por Wanderley Guenka. "Já estamos encaminhando a primeira remessa para os Dseis", explicou. Os remédios para o Dsei Yanomami foram liberados na semana passada.

Além disso, a Funasa adquiriu escovas dentais, pastas de dentes e outros itens para cuidar da saúde bucal dos indígenas. Esses materiais também já estão sendo distribuídos.

A Portaria nº 126, publicada no dia 14 de fevereiro de 2008, no Diário Oficial da União, foi citada por Forte como forma de garantir a qualidade da atenção básica à saúde indígena. Segundo o documento, os órgãos conveniados deverão apresentar justificativas, objetivos, metas pactuadas e executadas, metodologia de trabalho e proposta orçamentária da entidade.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source