From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ato de índios foi "terrorista", diz governador

07/05/2008

Fonte: FSP, Brasil, p. A6



Ato de índios foi "terrorista", diz governador

Da sucursal de Brasília

De passagem pelo Palácio do Planalto, onde encontrou-se com o ministro José Múcio (Relações Institucionais), o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), aproveitou para atacar ontem a atitude de índios que, na véspera, invadiram uma fazenda no interior da reserva Raposa/Serra do Sol. O governador classificou o ato dos índios de "ação terrorista" e "insanidade".
"A invasão de ontem foi uma ação terrorista e terrorismo é difícil de conter", disse ele.
Ontem, o governador sugeriu que a ação dos índios possa ter sido "induzida por alguém" e ressaltou que há "interesses internacionais" na região.
"No momento em que a gente está esperando uma decisão do Supremo, nada mais justo que as partes interessadas esperem por essa decisão. É a democracia", afirmou, acrescentando: "Quem está por trás disso? Parece-me até que é como se quisessem criar um fato novo para atrapalhar o processo".
Depois de ter classificado a ação dos índios de terrorista, o governador tentou amenizar as próprias declarações. Chamou então o ato de insanidade. Ele também afirmou que não está em defesa de "meia dúzia de empresários arrozeiros", mas sim dos interesses do Estado.
Anchieta Júnior defendeu o direito de defesa dos arrozeiros, no caso da invasão.
O governador esteve em Brasília para defender sua posição, contrária ao decreto da demarcação. Anteontem ele esteve no Supremo Tribunal Federal.

FSP, 07/05/2008, Brasil, p. A6
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source