From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios do Maranhão participam de projeto de criação de emas

28/08/2002

Fonte: Site da Funai




Os índios Kanela Apâniekra, da Terra Indígena de Porquinhos, localizada no município maranhense de Fernando Falcão, estão expandindo a participação no Projeto de Criação de Emas, desenvolvido pela Funai por meio do Núcleo de Apoio Local de Kanela. O projeto está na fase de repovoamento das aves e, futuramente, será feita a comercialização de penas, couro, óleos e de outras matérias-primas, além do próprio animal.
O grupo indígena Kanela Apâniekra, que é formado por 490 índios, está trocando a criação familiar pela criação coletiva de emas. O projeto iniciou em 1999, quando os índios foram capacitados com técnicas de manejo da terra. Em 2001, a Fazenda Chapada, da empresa alemã Merck, doou dez matrizes para os índios utilizarem no processo de procriação. Os resultados estão aparecendo, já são 38 filhotes nascidos das matrizes.
O administrador do Núcleo de Apoio Local de Kanela, Raimundo Martins Franco, destaca que hoje são nove hectares de terras usados para a criação de emas, e a tendência do projeto é crescer até os índios alcançarem autonomia na criação das aves.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source