From Indigenous Peoples in Brazil

News

Técnicos planejam eliminação da oncocercose nos Yanomami

09/09/2008

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br



Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e do Programa de Eliminação da Oncocercose para as Américas (Oepa) se reúnem hoje e amanhã, no auditório da Coordenação Regional de Roraima (Core/RR), para discutir, avaliar e planejar o Programa Nacional de Eliminação da Oncocercose na população indígena Yanomami.

No encontro, que inicia às 8h30, serão avaliados: o desempenho do programa no período do segundo semestre de 2007 e no primeiro semestre deste ano, seu contexto, as dificuldades e as soluções encaminhadas; a evolução dos diversos componentes do programa; além de programar as linhas de atuações futuras e fortalecer a integração inter-institucional e a sustentabilidade do programa.

Dentro dos objetivos específicos, o encontro visa analisar a qualidade da cobertura de tratamento com o medicamento Mectizan em cada pólo-base, subpólo e malocas, através da necessidade de realização de censos para detectar a porcentagem da população sob risco.

Serão analisados dados epidemiológicos do programa e de promover a maior interação do setor de Educação em Saúde, Dsey Yanomami e a Coordenação Regional, para se conseguir os melhores resultados.

Confirmaram presença o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka; Marcelo Lopes, coordenador regional da Funasa; João Batista Vieira, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); e Maurício Sauerbrey, diretor da Oepa.

No período da tarde, iniciando às 14h30, haverá exposição das organizações, conveniadas ou não da Funasa na prestação de saúde indígena Yanomami: Meva (Movimento Evangélico), Diocese, Secoya (Serviço de Cooperação aos Povos Yanomami) e Funsaúde, além da apresentação do trabalho de consultoria da Educação em Saúde, feito pela representante da Oepa, Alba Lucia Morales.

No segundo dia serão debatidos temas referentes à política atual de atenção à saúde indígena, a situação dos convênios em 2007 e 2008, papel e atuação da Core/RR na atenção à saúde indígena e os aspectos do Distrito Yanomami relacionados com o programa de eliminação da oncocercose.

Ainda pela manhã serão debatidas a implementação da entomologia, com o objetivo de acertar os detalhes finais para sua operacionalização e as considerações sobre a situação da oncocercose em outros países, pelo debatedor Alfredo Dominguez (Oepa), além da atuação e colaboração do Inpa e atuação e colaboração da Fiocruz.

A tarde será dedicada às conclusões gerais e encerramento. E a partir das 16h30, será realizada uma sessão especial para avaliar a possibilidade de integração binacional Brasil/Venezuela para a potencialização das ações de controle da oncocercose e de saúde indígena geral.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source