From Indigenous Peoples in Brazil

News

Famasul vai entrar com ação contra Funai em Miranda

29/09/2008

Autor: Ângela Kempfer

Fonte: Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br



A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) anunciou hoje que vai entrar com ação na Justiça contra a Funai para suspender os estudos para demarcações de terras em três propriedades da região.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Ademar Silva Júnior, durante manifestação de produtores nesta segunda-feira, que reuniu representantes de 17 municípios em Miranda.

A intenção é aproveitar sentença favorável a recurso do advogado Newley Amarilla, que conseguiu barrar as ações da Funai na Fazenda Vazante.

O desafio agora é conseguir a mesma decisão à fazenda Petrópolis e Caiman, com base no que os produtores consideram "discrepância" entre as áreas demarcadas reivindicadas pela FUNAI e os laudos antropológicos.

Por meio de assessoria de imprensa, a Famasul apresentou números que seriam da Funai sobre a região. "A aldeia Buriti, que em 2001, contabilizava 1.875 índios, quer aumentar sua área de 2.090 hectares para 17.294.

Já a aldeia Cachoeirinha, com 3.500 índios, quer sair de 2.648 hectares para 37.122, e a Aldeia Taunay quer ampliar o 6.461 hectares de reserva para 23.719. A aldeia tinha em 2001, 3.800 habitantes", relata a Federação.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source