From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índia diz que ação da PF foi truculenta

31/10/2008

Fonte: A Tarde Online - www.atarde.com.br



Mesmo com a suspensão das liminares que concediam a reintegração de posse de algumas localidades ocupadas por índios tupinambás no sul do Estado - na Serra do Padeiro, em Buerarema e na localidade conhecida como Tucum, a 10 km de Ilhéus - a ação da Polícia Federal, na semana passada, ainda traz repercussões. A índia tupinambá e membro do Conselho Estadual de Cultura, Nadja Acauã, diz que a ação foi truculenta e feriu mais de 20 índios. A denúncia da indígena ganhou apoio da Associação Brasileira de Antropólogos (ABA).

"Nós estamos naquelas localidades em terras que antes eram usadas para tráfico e atividades ilícitas. Hoje vivem famílias, com plantações, produção de piaçava e outras coisas. Na semana passada eles chegaram atirando, com balas de borracha, demoliram a escola e danificaram o ônibus que faz o transporte dos índios para estudar. Estavam cumprindo ordens judiciais, mas não precisava ser daquela forma", afirma, emocionada.

A ABA se posicionou com nota no site da instituição. "O cumprimento de mandatos de reintegração de posse serviu de pretexto para uma ostensiva exibição e um uso indiscriminado de verdadeira parafernália de guerra, envolvendo um helicóptero, o lançamento de bombas de efeito moral e a intervenção de um contingente de mais de uma centena de homens fortemente armados", diz o texto.

O delegado da PF em Ilhéus e responsável pela operação, Fábio Marques, diz que o confronto aconteceu por causa da reação dos tupinambás. "Com os pedidos de reintegração, nós fomos com uma equipe avaliar o local e os índios tentaram nos manter lá, interrompendo a estrada para que não voltássemos. Quando tentamos fazer o retorno, tivemos o carro atacado", afirma.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source