From Indigenous Peoples in Brazil

News

Coleção de DVDs de cineastas indígenas chega às lojas

07/11/2008

Fonte: Instituto Socioambiental - www.socioambiental.org



Trata-se da primeira coletânea reunindo vídeos dos cineastas dos coletivos de cinema das aldeias Kuikuro, Humui Kui e Panará. Cada DVD traz dois filmes que retratam diferentes olhares sobre o modo de viver e de pensar desses três diferentes povos indígenas que habitam lugares como o Acre e o Mato Grosso.

A caixa com os três DVDs de cineastas indígenas lançada pela Vídeo nas Aldeias é fruto de uma longa relação entre a ONG e diversas comunidades indígenas em todo o Brasil, envolvendo a formação de cineastas indígenas por meio de oficinas. Elas se propõem a dar as condições necessárias para que as populações indígenas se apropriem da linguagem audiovisual, relatem suas próprias histórias e dirijam seu olhar sobre a realidade e experiência que vivenciam.

O primeiro DVD da coletânea, Kuikuro, lançado em 2007 com grande festa no Parque Indígena do Xingu, é composto por dois filmes: Cheiro de Pequi e O dia em que a lua menstruou, além de extras. Cheiro de Pequi foi premiado como melhor curta-metragem no Festival Présence Autochtone, em Montreal, no Canadá, e conta histórias de homens, mulheres e bichos que constroem um mundo comum, enquanto O dia em que a lua menstruoufala de um eclipse durante o qual tudo mudou.

O DVD Huni Kui, que retrata o dia-a-dia da aldeia São Joaquim, no Acre, é composto pelos filmes Novos Tempos - no qual o pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro relembram os tempos de cativeiro nos seringais - e Os cantos do cipó - no qual os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro. Também traz dois extras.

O amendoim da cutia e Depois do ovo, a guerra são os filmes que compõem o terceiro DVD série, Panará. O primeiro aborda a colheita de amendoim na aldeia Nãsepotiti, no Rio Teles Pires (Mato Grosso com Pará). O segundo documenta as brincadeiras das crianças da aldeia para quem os tempos de guerra ainda não acabaram.

A iniciativa da Vídeo nas Aldeias de formar cineastas indígenas completou 21 anos e oferece também suporte técnico e financeiro para a produção e difusão dos vídeos entre os povos indígenas e no circuito nacional e internacional.

A coleção, com legendas em português, francês, espanhol, italiano e francês, está à venda por R$ 94,90 na 2001 Vídeo, na Livraria Cultura e nos sites respectivos www.2001video.com.br e www.livrariacultura.com.br
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source