From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas da BA, MG e ES fazem ato de solidariedade aos Tupinambá no sul da Bahia

06/11/2008

Fonte: Cimi - www.cimi.org.br



Informe nº. 841

Cerca de 130 indígenas de 21 povos da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo foram, na tarde de hoje, 6 de novembro, à aldeia Serra do Padeiro, dos Tupinambá, manifestar solidariedade a este povo, que sofreu violenta ação da Polícia Federal (PF) há duas semanas. O ato ocorreu após o fim da Oficina Regional sobre Estatuto dos Povos Indígenas, que começou dia 4, em Ilhéus, sul da Bahia.

Os participantes da Oficina aprovaram uma moção de repúdio à ação da PF, que deixou mais de 10 índios feridos e destruiu veículos do transporte escolar, móveis do colégio e creche, roças, casas e outros. Também manifestaram repúdio à Justiça Federal, que determinou a retirada dos Tupinambá das aldeias onde eles vivem, ordenando o cumprimento de mandados de reintegração de posse. As ações da PF para tentar retirar os indígenas originaram a violência.

No texto, os indígenas solicitam a imediata instauração de inquérito policial para apurar os delitos de tortura, abuso de autoridade, dano ao patrimônio público e privado e roubo praticados durante a ação da PF. Também requerem que seja questionada a isenção da autoridade Judiciária Federal de 1ª Instância (Justiça Federal da BA) e da autoridade Ministerial Federal. Os indígenas também solicitarão que o Conselho Nacional de Justiça determine regras para que o cumprimento de ordens judiciais em terras indígenas não viole os direitos humanos fundamentais dos povos que buscam o reconhecimento de suas posses ilegalmente ocupadas.

Estatuto

Na Oficina sobre o Estatuto, um dos temas mais discutidos foi, justamente, a atuação da Polícia em áreas indígenas, pois diversos povos da Bahia enfrentam problemas em função de abusos da polícia. As propostas em relação a este e aos demais temas serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).

A CNPI sistematizará as sugestões em relação ao Estatuto feitas nas 10 oficinas regionais que ocorreram desde setembro. A última oficina acontece entre 11 e 13 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Por meio da CNPI, os indígenas encaminharão ao Congresso proposta deles para o Estatuto dos Povos Indígenas. A tramitação do Estatuto está parada há 13 anos no Congresso.

Além dos indígenas, participaram da Oficina representantes de entidades indigenistas (Cimi e Anai) e órgãos governamentais (Funai; Ministérios do Meio Ambiente, da Justiça, do Desenvolvimento Social; PUC do Paraná e Companhia de Ação Regional do Estado da Bahia).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source