From Indigenous Peoples in Brazil

News

Oficina resgata tradição kaxinawá no Acre

20/03/2009

Fonte: Home page da FUNASA - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not143.htm



A Coordenação Regional da Funasa no Acre (Core/AC) realizou esta semana a 2ª Oficina de Etnomedicina, em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a prefeitura de Santa Rosa do Purus, na Aldeia Novo Lugar, cerca de seis horas de viagem (de voadeira) da sede do município. Cerca de 50 lideranças indígenas de cinco aldeias da etnia kaxinawá (huni kui~, que significa “gente de verdade”) do Alto Rio Purus trocaram experiências sobre seus conhecimentos tradicionais voltados à saúde, como o uso de ervas, plantas, raízes e outros produtos naturais para a cura e prevenção de doenças.

A oficina contou com a participação de representantes das aldeias Novo Lugar, Nova Fronteira, Nova Moema, Novo Recreio e Nova Vida, todas da etnia kaxinawá, localizadas às margens do Rio Purus, entre Santa Rosa e Manuel Urbano. O evento contou com a participação de caciques, Agentes Indígenas de Saúde (AIS), professores, Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan), parteiras, mulheres e pajés.

O trabalho foi coordenado pela professora Alcilene Alves, do setor de Educação em Saúde da Core/AC e pelo professor Paulo Klein, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da UFAC. O professor apresentou suas experiências e conhecimentos com o uso de plantas e raízes regionais, que já lhe renderam, inclusive, uma publicação.

Os representantes das aldeias também apresentaram seus conhecimentos na área, com a utilização de espécies nativas para várias doenças. Seus remédios naturais são utilizados em conjunto com rituais espirituais, como cantorias.

O resultado das duas oficinas (a primeira realizada em março de 2008) servirão para elaboração de uma publicação bilíngüe (português e kaxinawá), onde ficarão registrados os conhecimentos tradicionais dos kaxinawás voltados à sua saúde, como as plantas, ervas e raízes usadas e as receitas para o preparo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source