From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ianômami teve melhora

30/04/2009

Fonte: A Crítica de Manaus - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=309389



O boletim médico do Hospital da Criança Dr. Fajardo de ontem informou que a menina indígena hospitalizada na unidade teve uma melhora em seu quadro de saúde. Segundo a diretoria do hospital, ela foi transferida da unidade de terapia intensiva para a semi-intensiva.

A menina também não tem mais problema pulmonar. Ela não está mais respirando com ajuda de uma máscara especial. Usa apenas com um cateter de oxigênio, que não é entubado em seu nariz. A menina, contudo, ainda é alimentada por meio de uma sonda. Ainda não há data certa para sua alta. A previsão é que ela tenha condições de ser transferida para o hospital de Santa Izabel do Rio Negro em, aproximadamente, dez dias.

A garota da etnia ianomâmi está em Manaus desde setembro do ano passado, para onde veio para tratamento inicial de hidrocefalia. Na capital, um laudo apontou que ela sofre, na verdade, de hidroanencefalia. Há poucas chances de cura para esta doença. Ontem, segundo informações do Ministério Público Federal, o Juizado da Infância e da Juventude ainda não havia se manifestado sobre o arquivamento do processo que mantém a garota em Manaus.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source