From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF investiga vingança entre índios no Jordão

07/02/2003

Autor: PITTER LUCENA

Fonte: A Gazeta -Rio Branco-AC



Agentes da Polícia Federal viajaram ontem para o município do Jordão, distante a 580 quilômetros da Capital, para investigar três tentativas de homicídio ocorridas na manhã de quarta-feira (5) dentro da reserva indígena Kaxinawá. As evidências do crime apontam na direção de vingança entre famílias indígenas. Três índios foram atingidos com tiros de espingarda, sendo que um deles continua em estado grave no Pronto Socorro de Rio Branco.

A família Kaxinawá José Maia, 80; Maria Rosa Sabina, 80, e Anastácio Maia, 35, vítimas da tentativa de assassinato, foram resgatadas da cidade do Jordão por uma equipe médica enviada de Rio Branco utilizando um avião do governo do Estado. Até o final da tarde de ontem, o patriarca da família José Maia, continua-va em estado crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro. A mãe e o filho não correm risco de vida porque os caroços de chumbo do atirador não atingiram nenhum órgão vital.

Segundo o líder da comunidade, Siãn Kaxinawá, a confusão começou no início do ano passado, quando Edvaldo Barbosa Sereno e os irmãos Anastácio e Ozenir Maia, foram demarcar algumas áreas de terra descendo o Rio Jordão. No barco, eles levaram bebida alcóolica. Depois de uma certa quantidade de álcool ingerido começaram uma discussão, terminando em briga corporal.

No meio da briga Edvaldo Sereno foi esfaqueado com gravidade morrendo antes de receber assistência médica. Siãn revelou que naquele momento começou os conflitos e o desejo de vingança pela família Sereno, cuja liderança é o irmão Sivaldo Sereno que é vereador no município do Jordão.

Na manhã de quarta-feira, quando Anastácio em companhia da mãe e do padrasto chegaram no porto da cidade, Edvaldo Sereno esperava em tocaia armado com uma espingarda calibre 20 para vingar a morte do irmão. Quando as vítimas iniciaram a subida do barranco do rio, foram alvejadas por vários disparos. Anastácio foi atingido com um tiro nas costas. O padrasto também recebeu uma forte descarga de chumbo e, por causa da idade avançada, o estado de saúde se agravou rapidamente, sendo necessário sua remoção para a Capital.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source