From Indigenous Peoples in Brazil

News

Tocantins inicia Plano à Atenção Básica aos indígenas

19/08/2009

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp



Após a reunião de ontem (17) pela manhã, com a equipe de saúde indígena no Polo-Base de Itacajá, foi dado início ao Plano de Apoio às Ações de Saúde na Atenção Básica nas Comunidades Indígenas, cujo objetivo é reforçar a atenção básica executada pelas equipes Multidisciplinares de Saúde, na Etnia krahô, localizada nos municípios de Itacajá e Goitatins, no extremo leste do Estado.

A ação que termina no próximo dia 29 é composta por médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, psicólogo, técnicos de enfermagem, educadores em saúde, técnicos da área de saneamento, conta ainda com a participação de caciques, Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento (Ais/Aisan) das aldeias.

O atendimento será focado aos casos de demandas reprimidas dos Programas de saúde implantados: Saúde da Mulher e da criança; DST/Aids, Vigilância Alimentar e Nutricional; imunização, saúde bucal; tuberculose e hanseníase; saúde mental; diabetes; assistência farmacêutica; referência e contra referência.

Segundo a responsável técnica pelo programa da saúde da mulher e da criança, DST/Aids do Dsei/TO, Maria Odete Aquino, será dada preferência às aldeias que apresentam maior número de agravos em saúde, priorizando gestantes, com atendimento ao pré-natal e puericultura; crianças menores de cinco anos de idade com peso baixo e/ou muito baixo para idade; busca de sintomático respiratório; suspeitos de casos de hanseníases; tracoma; coletas de PCC; realização de teste rápido para diagnóstico do HIV e ações de educação em saúde.

Na área de saneamento será feito levantamento das condições sanitárias domiciliares das aldeias, numeração das casas e reparos nos sistemas de abastecimento de água existentes.

A chefe do Dsei/TO, Ivaneizília Nolêto, presente na abertura do evento, agradeceu o esforço e o apoio de todos e pediu o empenho de cada profissional para o sucesso dos trabalhos.

"Para se promover saúde é preciso levar em conta envolvimento das comunidades indígenas e outros setores da sociedade", completou o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Tocantins (Condisi), Lázaro Xerente.

A etnia Krahô é a segunda mais populosa das seis etnias do Dsei/TO e possui em torno de três mil indígenas distribuídos em 24 aldeias.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source