From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ritual da Imagem, Arte Asurini do Xingu exibida em Belo Horizonte/MG

27/10/2009

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2009/outubro/un2009_18.html




Vídeos, exibidos nas paredes das salas, apresentam aos visitantes todas as etapas de criação da arte gráfica deste povo que habita a Terra Indígena Koatinemo, no Pará. O grafismo asurini é utilizado nas pinturas corporais e na decoração de objetos, especialmente cerâmicas.

Segundo a professora Regina Polo Müller, antropóloga e curadora da mostra, "a arte gráfica, o lugar da cerâmica na sociedade Asurini e a mitologia e ritual a ela associados são apresentados, nesta exposição, com o desejo de que a arte deste povo do médio rio Xingu possa ser mais bem conhecida, fazendo-se jus a sua riqueza e vitalidade até os dias de hoje.

Alcançados no início da década de 1970, com a construção da rodovia Transamazônica, os Asurini do Xingu, como são denominados, vêm sofrendo profundas transformações no seu modo de vida tradicional, transmitindo-se, neste processo, valores e visão de mundo entre gerações, através das suas manifestações artísticas. Atualmente, o povo Asurini conta por volta de 130 indivíduos, falantes da língua Asurini, da família lingüística Tupi-guarani e sua aldeia se localiza a poucas horas da cidade de Altamira, no estado do Pará.

Na sua economia atual, comercializam a produção de objetos da cultura material, dentre eles, as peças da arte cerâmica que os distinguem fortemente entre os povos indígenas no Brasil por sua elaborada decoração com desenhos geométricos e acabamento em verniz vegetal. Para contextualizar a arte cerâmica como suporte da arte gráfica e como marca de identidade do povo Asurini, enfoca-se também aqui a pintura corporal e o ritual Turé.

Complementa-se, desse modo, a exibição do acervo das obras da arte cerâmica Asurini pertencente ao Museu do Índio, o qual foi formado por coleções realizadas na década de 70, com o intuito, desde então, de se desenvolver alternativas adequadas de sustentabilidade econômica.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source