From Indigenous Peoples in Brazil

News

Adolescentes constroem agenda de compromissos para 2010

20/11/2009

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



A semana de 22 à 28 de novembro será de ação para os aproximadamente 150 jovens que estarão reunidos, em Brasília, durante o Seminário Nacional de Juventude Indígena. O objetivo é a construção de uma agenda de compromissos. Serão organizados debates, grupos de trabalho, oficinas, palestras, e reflexões que irão definir as prioridades da juventude indígena para 2010. Temas como a convivência familiar e comunitária, sexualidade, afirmação de direitos, esporte e educação e organizações indígenas serão tratados durante o encontro. Os jovens irão, ainda, eleger um representante indígena para a Sub-comissão de Gênero, Infância e Juventude da Comissão Nacional de Política Indigenista e outro para o Conselho Nacional da Juventude.

Esse trabalho vem sendo coordenado desde 2004 pela Coordenação Geral de Educação da Funai. "Para chegar à esse etapa nacional, foram organizados 88 encontros locais de adolescentes, com o propósito de levantar as demandas e divulgar as políticas públicas existentes para a juventude indígena e suas comunidades", destacou Helena De Biase, coordenadora das ações da juventude.

Um evento marcante foi o I Encontro Internacional de Jovens Indígenas de Fronteira, que contou com a participação de representantes do Brasil, do Peru e da Colômbia, que Reuniu em Tabatinga/AM, no ano de 2005, indígenas das etnias Tikuna, Mayuruna, Matis, Marubo, Kambeba, Wytoto, Kanamari e Kulina, com o objetivo principal de promover o intercâmbio entre os povos e elaborar uma política solidária de fronteira.

Todos os encontro regionais contaram com a participação dos anciões, que se reuniam e explicavam aos jovens como viveram seus antepassados e como eram realizados os rituais. Em Tabatinga, o ancião Pedro Inácio Tikuna lembrou que eles viviam nus e respeitavam as tradições, "hoje, vocês vêm para cidade e aprendem muitas coisas com os não-índios. Antigamente, na nossa cultura, era proibido namorar e não havia uso de álcool por nenhum de nós", relembrou.

Essas etapas locais encerram um ciclo de trabalho, que contou com mais de 8.500 indígenas, e foram elaborados vários levantamentos para apontar problemas vivenciados por jovens indígenas em situação de risco social. Esses resultados colaboram na construção de políticas publicas para a juventude indígena.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source