From Indigenous Peoples in Brazil

News

Museu da Amazônia constrói "planetário indígena" em Manaus

27/12/2009

Autor: Iberê Thenório

Fonte: Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1417556-16052,00.html




Equipamento mostra como índios interpretam as constelações.
Astronomia é usada no dia-a-dia dos povos da floresta.

Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo

A partir de janeiro, quem visitar a capital do Amazonas poderá enxergar o céu de outra maneira. O Museu da Amazônia (Musa) acaba de construir um planetário para mostrar como diferentes grupos indígenas interpretam as estrelas.

"O mesmo céu era visto de forma distinta por cada etnia. Cada uma tinha seus mitos", conta o astrônomo Germano Afonso, do Musa, que estuda a relação entre as culturas indígenas e os astros. "Eles faziam a leitura do céu para regular o cotidiano, a caça, a pesca. Pelo céu, eles sabem quando vai haver uma estiagem ou um pequeno período de chuva."

Cinco monitores indígenas já foram treinados pelo museu para explicar como seus povos interpretavam as estrelas. Eles são alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pertencem aos povos baré, desana, tukano e ticuna. "Como eles vão ser professores, também podem ensinar para as gerações mais novas", explica Afonso.

A sala onde os astros serão projetados tem formato cilíndrico, preparado para mostrar o céu da forma como é visto pelos povos amazônicos, que estão próximos ao Equador. Segundo o astrônomo, todos os equipamentos usados no planetário - incluindo os softwares de projeção - foram desenvolvidos na capital amazonense.

As instalações foram construídas na Reserva Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde também está sendo construída a sede do Musa.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source