From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas felicitam vencedor dos globos de ouro

27/01/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=79059



Indígenas de três continentes felicitaram a produção do filme Avatar. O sucesso da ficção que encheu salas de cinema é mais real do que parece. Para eles, o filme conta o verdadeiro drama das comunidades indígenas de todo o mundo. «O meu povo sempre viveu em paz com a floresta. Os nossos antepassados ensinaram-nos a compreender a terra e os animais», explica, Davi Kopenawa Yanomami, líder Yanomami, na Amazônia.

«Os Na'vi d'Avatar queixam-se de verem a sua floresta destruída. Acontece o mesmo conosco. As empresas que exploram a floresta cortam as nossas árvores, poluem os nossos rios e fazem desaparecer os animais», explica um indígena da ilha de Bornéu, na Ásia. «Nós vivemos na floresta. Ela protege-nos e nós protegemo-la. Compreendemos as plantas e os animais porque vivemos aqui há muito anos», conta, citado pela Survival, organização em defesa dos direitos indígenas.

Jumanda Gakelebone, da comunidade 'Bushmen' do Bostuana, em África, regozija-se com o sucesso do filme, pois mostra ao mundo a importância da terra para os índios.

Um dos objectivos do filme era precisamente mostrar a importância da relação entre todos os seres humanos e a ligação de cada um ao planeta. O diretor da Survival lembra o paralelismo entre a história de Avatar e os povos indígenas de todo o mundo.

«O tema central de Avatar repete-se constantemente no nosso planeta». Stephen Corry refere-se à importância da terra para as comunidades indígenas e aos interesses económicos sobre os territórios que ocupam e que ameaça a sua sobrevivência.

Fonte: Fátima Missionária
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source