From Indigenous Peoples in Brazil

News

Seduc garante ensino médio para comunidades indígenas

05/03/2010

Autor: Maisa Portal

Fonte: Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=59417



Representantes das comunidades indígenas Canindé, Tekohow e Cajueiro foram recebidos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta sexta feira (5), pelo diretor de Educação Diversidade e Inclusão (Dedic), professor Wilson Barroso, Puir Tembé, coordenadora de Educação Escolar Indígena.

Na pauta da reunião os representantes indígenas solicitaram apoio na questão de transporte escolar e a implementação do ensino médio nas comunidades.

Sérgio Muxi apresentou as solicitações da sua comunidade, Tekohow, onde espera pela implementação do ensino Médio. "Acreditamos que somente com a educação vamos resgatar nossa cultura. Atraves da educação vamos conhecer nossos direitos e lutar por eles," ressaltou.

Na ocasião, Wilson Barroso disse que a Seduc implementará já neste ano o ensino médio nestas comunidades. "A expansão do ensino Médio para os povos indígenas não vai mais retroceder. A escolarização é lenta, mas o caminho é a educação, pois só assim os povos indígenas terão autonomia. Se tiverem formação para defender os seus direitos com o mesmo preparo acadêmico.

Barroso disse ainda que em cada Unidade Regional de Ensino (URE) onde houver escolas indígenas, um representante índio será escolhido pela sua comunidade para trabalhar dentro da URE. A comunidade terá uma pessoa referência daquele povo para dialogar junto a Seduc por meio das URES.

As aulas terão inicio nos dias 03 de março nas comunidades Canindé e Tekohow e na comunidade Cajueiro no dia 15 de março.

Maisa Portal - Seduc
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source