From Indigenous Peoples in Brazil

News

Casa de convivência é rejeitada

10/07/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



A ida de índios de Mato Grosso a Brasília é uma prática muito comum, segundo informou a chefe-substituta do Núcleo da Funai em Água Boa, Nilvanda Ferreira da Silva. Antes, a Funai custeava a permanência deles na capital federal, que ficavam hospedados em pensões para cumprir agendas de reuniões em organismos governamentais e não-governamentais do Distrito Federal.

Porém, desde o mês passado, isso deixou de acontecer. Há um centro de convivência específico para recebê-los. O índio xavante Francisco Sipté, de 92 anos, da aldeia Santa Terezinha, era um dos muitos que estavam em trânsito. Brasília é muito procurada por eles, que buscam o local para pedir solução a problemas ligadas a sobrevivência e proteção às áreas demarcadas pela União.

Não só por abrigar a Funai, os indígenas aproveitam as sessões ordinárias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para fazer reivindicações e manter encontros com lideranças políticas do país. "Nem sempre o núcleo fica sabendo quando eles procuram Brasília para cumprir agenda", disse ela. (AP)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source