From Indigenous Peoples in Brazil

News

Políticos e produtores discutem questão indígena

14/08/2003

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



Dezoito pessoas, entre políticos e produtores rurais de Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá), foram recebidas na manhã desta quinta-feira (14.08) pelo governador Blairo Maggi, em seu gabinete, no Palácio Paiaguás. Foi o primeiro encontro, no Palácio do Governo, do grupo político que apoiou Blairo Maggi nas últimas eleições Além das discussões em torno do futuro político em Primavera, outro assunto abordado foi a situação envolvendo os índios da reserva Xavante e fazendeiros da região.

A invasão da Fazenda Rica II, no dia 8 de abril, motivada pelo desaparecimento do índio Joaquim Xavante, 72 anos, foi o início de uma série de conflitos. Os índios tiraram da fazenda máquinas e equipamentos. Apesar das investigações policiais e de exaustivas buscas realizadas, até hoje não foi localizado o corpo do índio e não se sabe exatamente o que aconteceu. Na época, os índios acusaram fazendeiros de serem os responsáveis pelo desaparecimento.

O governador Maggi pediu o esforço da classe política e, principalmente, dos produtores rurais, de buscar o diálogo com a nação indígena. "Na realidade, existe uma ilha de pobreza num mar de riqueza", disse o governador, salientando que esse fato aumenta a responsabilidade dos fazendeiros. "Estamos tentando algumas parcerias com os índios, para darmos a eles uma qualidade de vida melhor. A expectativa é que esses conflitos acabem, no máximo, em trinta dias", disse o presidente da Associação dos Produtores Rurais da grande Primavera, Sérgio Machnic.

Arco de aliança - Em relação à política, de acordo com o presidente do PPS de Primavera, Dirceu Milanezi, o arco de aliança que apóia o governador Blairo Maggi inclui o PP, PFL e PSDB. "O governador afirmou que, para as próximas eleições municipais, irá apoiar o nome que surgir do consenso entre os partidos que integram a sustentação do Governo".

O delegado do PFL e fundador de Primavera, o produtor Edgar Cozentino, considerou positiva a postura do governador. "Ele foi bem objetivo ao abordar a questão", disse Cozentino.

Entre os participantes da reunião também estavam o presidente do Sindicato Rural de Primavera, José Nardes, o vice-prefeito, Divadir de Pierre, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Lemes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jarbas Mesquita, e presidentes dos diretórios locais Mario Primon (PP), Osvaldo Gavioli (PFL), Sérgio Machnic (PSDB), o presidente da Juventude Socialista, Antonio Gonçalves, o secretário do PPS, Claudemar Gomes, e vereadores do PPS e PFL também integraram a comitiva.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source