From Indigenous Peoples in Brazil

News

BA: índios votam pensando no apoio à demarcação de terras

03/10/2010

Fonte: Portal Terra - http://noticias.terra.com.br/



Os índios tupinambás se concentraram para votar neste domingo (3) no centro da Estância Hidromineral de Olivença, área que reivindicam como território tradicional da etnia, no litoral sul de Ilhéus, a 465 km de Salvador.

Apesar das longas filas e do calor nas seções, eles atenderam ao chamado dos caciques das várias aldeias. "Visitei as comunidades e orientei meu povo a votar nos candidatos que defendem nossa luta pela demarcação do território original tupinambá", destacou Valdelice Amaral de Jesus, cacique da Aldeia de Olivença.

Valdelice disse ainda que lembrou aos seus liderados que escolhessem os candidatos que têm um histórico de defesa pelo coletivo, dos que pensam no melhor para a sociedade. Já Sival Sussuarana Tupinambá de Olivença, destacou que os critérios que os indígenas usam para a escolha de governantes são sempre ligados ao apoio à luta pela demarcação dos 47,3 mil hectares do território original, porque há cinco mil índios esperando a demarcação da terra, para deixar seus empregos, com os quais sobrevivem quase como escravos, e poder viver e produzir livremente.

"A comunidade indígena ficou alerta para os candidatos comprometidos com as lutas e necessidades do povo e a gente sabe com quem pode contar na hora da dificuldade", disse Rosalvo Gonçalves de Oliveira, da Aldeia Tupã. Segundo ele, o índio confia em Deus, mas espera que o político de boa vontade se sensibilize com a causa de seu povo, fortaleça a luta tupinambá junto ao Ministério da Justiça, ao INCRA e à Funai, para que a decisão das terras seja definida com mais rapidez.

Agência A Tarde

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4715292-EI15320,00-BA+indios+votam+pensando+no+apoio+a+demarcacao+de+terras.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source