From Indigenous Peoples in Brazil

News

Savi diz que pedido é "humilde"

10/10/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PPS), foi até a aldeia Sangradouro como representante do governo, com a incumbência de levar um projeto de plantio, de três culturas, para que os índios avaliem. Depois de ouvi-los, o deputado disse que o pedido dos índios é humilde. "O que eles pedem é pouco e também não disseram nenhuma mentira. Como eles mesmo disseram, querem dar trégua ao conflito e vão fazer parceria com o Estado, que se comprometeu a ajudar no custeio agrícola", disse o deputado.

No projeto, foi feita a programação de plantio de arroz, milho e mandioca em 150 hectares. A previsão de gastos é de R$ 255 mil. Porém, apesar do plantio ter que começar em outubro, nem todos os detalhes foram definidos. O projeto será avaliado na Assembléia Legislativa, onde deve ser aprovado para sair do papel.

Além da avaliação parlamentar, o Ministério Público Federal também deve estudará a proposta. "A princípio não temos nada contra. É um projeto que dá para realizar, não é nem um pouco ambicioso, mas temos que estudar", disse a procuradora da República, Agueda Silva.

Os fazendeiros da Rica I e II foram procurados pela reportagem na Associação dos Produtores Rurais de Primavera do Leste, no celular e em suas casas, mas não foram encontrados para falar sobre o conflito com os índios. A reportagem deixou contato e pediu retorno, mas eles não retornaram até o fechamento da edição.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source