From Indigenous Peoples in Brazil

News

Grupo discute soluções para saúde indígena na região de Porto Seguro/BA

08/02/2011

Fonte: Sesai - http://portal.saude.gov.br/



Desde ontem (7/2) uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai) está em Porto Seguro/BA para buscar soluções para a questão de saúde indígena na região. O grupo chegou à cidade para conversar com índios Pataxós e Tupinambás, desde o dia 2 de fevereiro, ocupam a sede do Pólo Base de Porto Seguro reivindicando melhores condições na assistência à saúde.

Já na noite de segunda-feira, a equipe da Sesai, juntamente com o Prefeito de Porto Seguro Gilberto Abade e o representante da Secretária de Saúde do Estado, Ricardo de Gouveia, se reuniu com as lideranças que representam as 34 aldeias que compõe o Pólo Base de Porto Seguro para avaliar a situação e ouvir as reivindicações dos indígenas.

Nesse primeiro encontro, os representantes da Sesai, da Funasa, do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia e dos governos estadual e municipal atuarão em conjunto para solucionar questões emergenciais, já identificadas, como o atraso na compra medicamentos, a falta de transporte e de atendimento médico. As negociações continuam até quarta-feira. A proposta é produzir, em conjunto com as lideranças indígenas, o documento com as ações pactuadas que serão realizadas a curto, médio e longo prazo.

Desde janeiro, a técnicos da Sesai têm feito visitas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI´s) de todo o país, com o objetivo de avaliar a gestão e as ações de atenção a saúde indígena. O objetivo é identificar os problemas e propor soluções em conjunto com as equipes locais e com o controle social indígena.


http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=36286
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source