From Indigenous Peoples in Brazil

News

II Reunião do Fórum Gestor Projeto Espaço de Proteção Integral

11/01/2011

Fonte: Tribos Jovens - http://www.tribosjovens.org.br/



Acontece nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a II Reunião do Fórum Gestor do Projeto Espaço de Proteção Integral, em Coroa Vermelha. No encontro, estarão presentes lideranças indígenas das seis aldeias onde o projeto vem sendo implantado: nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte, região do extremo sul do estado da Bahia (Aldeias Pataxó - Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata, Coroa Vermelha, Mata Medonha, e na Aldeia Tupinambá Patiburí).

O Fórum Gestor vai reunir além das lideranças indígenas, representantes das instituições que compõem a Rede de Proteção, composta por diversos parceiros como a Veracel, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Assistência Social e outros.

Em pauta, será apresentado o relatório trimestral do projeto, e uma exibição seguida de debate da situação atual das ações e dos cronogramas em execução. O Projeto é realizado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; pelo Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e pelo Instituto Tribos Jovens. Também conta com o apoio da empresa Veracel, da Federação das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia e outras instituições.

Nos três meses de atividades, o Projeto realizou visitas às aldeias, oficinas de Direitos Humanos e Cidadania, Oficina de Assistência Jurídica para as mulheres, atividades de contraturno com 40 adolescentes, participou em ações de intercâmbio cultural durante o VIII ENCONTRO DAS TRIBOS JOVENS, realizou formação e capacitação da equipe, reuniões estratégicas para campanhas e monit oramento, e ações de articulação com a rede de proteção.

Parte dessas ações, a formação contínua do grupo de adolescentes em Coroa Vermelha, que se reúne semanalmente, permite estimular o protagonismo juvenil e o trabalho em grupo. O grupo é formado por adolescentes participantes do programa "Território de Proteção da Criança e do Adolescente", desenvolvido entre os anos 2006 e 2010 pelo UNICEF, Instituto Tribos Jovens e a empresa Veracel S.A.

Como afirma Sandra Santos, profissional especializada em trabalhos de atendimento e/ou oficinas com adolescentes em conflito com a lei, com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, usuários de substâncias psicoativas e com vivência de rua ou ainda em acolhimento institucional:"a capacitação ou o momento de discussão e vivência com estes adolescentes e jovens permitiu que uma reflexão das suas próprias posturas e atuação na comunidade e com isso o pensar novas formas de atuação nesta busca da garantia dos seus direitos como pessoa e com indígena. A comunidade Pataxó de Coroa Vermelha só tem a ganhar, afinal, estes meninos têm um grande potencial".

Sandra ministrou oficina de Direitos Humanos e Cidadania, nos dias 25 e 26 de novembro.

A reunião de representantes dos Pataxó, dos Tupinambá e instituições da Rede para acompanhamento do projeto e debate permite uma gestão participativa, preceito para a formação de lideranças, para o protagonismo juvenil e para a autonomia dos povos indígenas.

Sobre o Projeto Espaço de Proteção Integral (EPI)

O projeto tem como objetivo garantir a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, abandono, ameaça, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e infrações aos direitos humanos, a assistência necessária ao desenvolvimento integral de suas potencialidades, conferindo atenção especial a garantia dos seus direitos, à sua sobrevivência e à sua proteção.

Especificamente, o projeto Espaço de Proteção Integral atende a crianças e adolescentes vítimas de violências, negligências e trabalho infantil. Pessoas com deficiência, idosos e mulheres vítimas de violências.

Uma equipe multidisciplinar e multiétnica, formada por 30 pessoas, tem a função de atender in loco nas 06 (seis) aldeias e facilitar os encaminhamentos para instâncias de controle social integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

As metas do projeto são, em síntese, (i.) atender in loco a 150 pessoas/famílias por mês. (ii.) Formar 100 lideranças indígenas para o enfrentamento a violências e sobre a gestão de projetos sociais, incluindo intercâmbio cultural. (iii.) Atender a 240 crianças e adolescentes, semanalmente, com atividades de cultura, esporte e educação. (iv.) Fazer 01 mapeamento dos locais de risco e violação dos direitos, nas 06 aldeias. Por fim, (v.) Realizar uma campanha para a conscientização e o enfrentamento das violências.


http://www.tribosjovens.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:ii-forum-gestor-epi&catid=34:imprensa&Itemid=71&lang=pt
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source