De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Pelc Indígena resgata identidade de povo Wai-wai, no Pará

31/03/2011

Autor: Carla Belizária

Fonte: Ministério dos Esportes - http://www.esporte.gov.br/



Integrantes da tribo Wai-wai, povo que habita uma das regiões mais isoladas do Pará, vão participar das ações do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Indígena, do Ministério do Esporte. Atividades esportivas como futebol, natação, atletismo e canoagem, além das tradicionais arco e flecha e cabo de guerra, farão parte da rotina dos indígenas que vivem em 10 aldeias do município de Oriximiná, localizado a mais de 800 quilômetros da capital Belém. São cerca de 1,5 mil indígenas que poderão, ainda, assistir apresentações culturais, danças tradicionais e competições entre as tribos, localizadas entre os rios Mapuera e Cachorro.

O Pelc Indígena é uma modalidade do programa nacional de Esporte e Lazer da Cidade, que se propõe utilizar o esporte e o lazer como ferramentas de resgate e preservação da diversidade cultural indígena. Tawana, Mapium, Kuwanamari, Takarú, Inajá, Placa, Tamiuru, Ponkuru, Santidade e Mapuera - esse último, um povoado-sede que concentra a maioria absoluta da população com mais de mil habitantes - são as aldeias contempladas.

Os acertos finais para a implantação do Pelc Indígena estão sendo definidos entre o cacique Elizeu Wai-wai, líder da aldeia Mapuera, e representantes da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL). Será realizada uma capacitação de 10 agentes que irão coordenar as atividades do programa em cada aldeia.

Maria Leonor Brenner, chefe de gabinete da secretaria, explica que o convênio firmado entre a SNDEL e a Associação Indígena do Mapuera (Apim) - entidade que viabilizou o apoio -- já foi aprovado e empenhado. "O próximo passo será a ida dos técnicos do Ministério e formadores do Pelc em cada aldeia para efetuar o treinamento da equipe", informa.


http://www.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=6695
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.