De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Até, julho, 37 índios cometeram suicídio

17/11/2003

Autor: Sandra Luz

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Miséria nas aldeias pode contribuir para suicídio indígena


A Funasa (Fundação Nacional do Índio) registrou em Mato Grosso do Sul 37 suicídios cometidos até julho deste ano. Os óbitos foram registrados na etnia guarani-caiuás, que estão concentrados na região Sul do Estado, muitos em municípios da Grande Dourados. Este fim de semana Paulo Oliveira Vilhalba, 20 anos, se suicidou usando a própria camisa na aldeia Lagoa Rica, em Douradina. A polícia ainda tenta apurar as causas do suicídio, um verdadeiro mistério nas comunidades indígenas e que está sendo investigado em pesquisa de antropólogos da Funasa.
De acordo com o enfermeiro do Distrito Sanitário Especial Indígena da Funasa Newton Gonçalves de Figueiredo, em 2002 foram 57 mortes, dessas, 53 ocorreram em índios comunidade de 10 a 29 anos. Foram 16 mortes entre indígenas de 10 a 14 anos; 19 na faixa etária de 15 a 19 anos; 18 entre 19 anos a 29.
Entre as hipóteses para os suicídios estão a falta de demarcação de terras, diferenças culturais, marcadas especialmente pela pobreza, discriminação racial e até mesmo visão diferente da morte em relação ao homem branco. Além das mortes atribuídas ao suicídio, a Funasa registrou 12 assassinatos de indígenas no primeiro semestre de 2003; no ano passado foram 20. As mortes por agressão, conforme Figueiredo, também têm causas diversas, como alcoolismo, e problemas sociais. Ele explicou que nas mortes por agressão há uma situação diferenciada na curva de análise, com aumento de ocorrências em um ano e redução no posterior.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.