De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Caiapós exigem dinheiro de madeira para soltar reféns

28/09/2000

Fonte: Correio da Bahia (Salvador - BA)



Documentos anexos


Os indígenas Kayapó, do sul do Pará, condicionaram a libertação de 40 reféns ao envio de uma verba, pelo Governo Federal, referente a um leilão de madeiras ilegais em 1996. Essas madeiras teriam sido extraídas de suas terras.

Esses reféns são fiscais e agentes do Ibama, da Polícia Federal e da Funai que foram sequestrados pelos Kayapó, da aldeia Puicararanka ao realizarem uma operação de fiscalização, que flagrou a retirada ilegal de mogno, em território indígena.

Megaron Txucarramãe e ToKran Kayapó, funcionários da Funai, negociarão com os indígenas.

Desde 1998 à 2000 a Procuradoria Geral da República abriu 25 processos sobre extração ilegal de madeira em terras indígenas no sul do Pará. Várias madeireiras de São Félix do Xingu respondem a processos por contrabando de mogno, extraído ilegalmente de reservas indígenas, com a conivência dos índios.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.