De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios karajás/xambioás requerem esclarecimentos sobre construção de posto de saúde

18/08/2011

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Novo encontro a ser realizado em Palmas buscará solução para impasse. Demandas como aparelho médico e disponibilização de veículo foram atendidas


O procurador da República no Tocantins Álvaro Manzano coordenou reunião entre servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Casa do Índio de Araguaína (Casai) e lideranças das aldeias Wari Lyty, Xambioá e Kurehê, localizadas no município de Santa Fé do Araguaia, para debater questões relativas ao provimento de saúde indígena às comunidades da etnia Karajá/Xambioá. Também participram representantes do Conselho Indigenista Missionário e Conselho Distrital de Saúde Indígena.

O evento foi uma solicitação de lideranças indígenas, especialmente mulheres das três aldeias, que por intermédio de documento enviado à Procuradoria da República no Tocantins relatam más condições no serviço prestado. A Sesai foi criada para gerir a saúde indígena em substituição à Funasa, e o processo de transição ainda está em andamento.

A principal reivindicação dos indígenas é a construção de um posto de saúde na aldeia Wari Lyty, que, segundo os índios, foi prometido por servidores da Funasa que chegaram a comunicar a liberação das verbas. Diante do desconhecimento dos servidores da Sesai que participaram da reunião a respeito do assunto, uma nova reunião deve ser realizada em Palmas, com a presença dos servidores que divulgaram as informações, para que sejam esclarecido os fatos. Os servidores presentes informaram a indisponibilidade de recursos para qualquer tipo de construção, sendo que há previsão somente para reforma de postos de saúde.

A aldeia Wari Lyty possui um posto de saúde construído pelos próprios índios, que é coberto de palha. O local também funciona como residência do técnico em enfermagem que atende a aldeia, e quando chove é passível de goteiras que já danificou alguns móveis. A construção do novo posto na Wari Lyty teria sido após um sorteio entre as três aldeias, com presença de servidores da Funasa.

Diversas demandas foram apresentadas referentes à saúde. Duas outras reivindicações foram atendidas no dia da reunião: a entrega do aparelho de medir pressão arterial ao posto e o fornecimento de um veículo para transporte dos índios para atendimento médico nas cidades de Santa Fé ou Araguaína, dependendo da complexidade do caso.

Também foram prestados esclarecimentos a respeito da regulação do Sistema Único de Saúde e aplicação de recursos referentes ao atendimento diferenciado aos indígenas nas unidades de saúde. O procurador Álvaro Manzano ressaltou a necessidade de organização dos índios para buscarem seus direitos, e que deve haver transparência na relação de espera por exames específicos.


http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/indios-karaja-xambioa-requerem-esclarecimentos-sobre-construcao-de-posto-de-saude/?searchterm=ind%C3%ADgenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.