De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Gisele Bündchen e Grendene apoiam o ISA no combate às mudanças climáticas por meio do manejo do mundo

14/10/2011

Autor: Inês Zanchetta

Fonte: ISA - http://www.socioambiental.org



A parceria vem desde 2006, quando Gisele e a Grendene, decidiram apoiar a Campanha Y Ikatu Xingu, pela recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Xingu em Mato Grosso. Naquele ano, Gisele esteve na aldeia dos índios Kisêdjê e lá transformou-se em repórter, gravando uma reportagem sobre a importância do rio na vida das populações indígenas e sobre a necessidade de recuperar nascentes e matas ciliares. Daí em diante, a parceria com o ISA vem se renovando praticamente a cada ano. Depois da Y Ikatu Xingu, veio a Campanha De Olhos nos Mananciais de São Paulo e desde o ano passado a questão das mudanças climáticas é um ponto de atenção e preocupação para Gisele.

Este ano, o foco está no manejo sustentável do mundo como palavra de ordem para o combate às mudanças climáticas. As ações envolvem plantio de árvores na região das cabeceiras do Rio Xingu, apoio à Rede de Sementes do Xingu, apoio ao fortalecimento de lideranças de três reservas extrativistas na Terra do Meio (PA) e plantio de árvores em municípios do Vale do Ribeira (SP).

Quando esteve no Brasil em junho, Gisele gravou um depoimento, onde relata suas preocupações com as questões socioambientais. Ela e a Grendene acreditam, como o ISA, que as soluções estão no manejo sustentável do mundo, ensinado pelas populações tradicionais do Brasil a partir de sua lida com os recursos que a natureza oferece.

No Xingu (Mato Grosso e Pará) o apoio envolve: 1- plantio em cerca de 220 hectares ou 374.000 árvores, considerando um stand de 1.700 árvores/hectare, padrão-base para o plantio tradicional de mudas; 2- apoio à comercialização de 25 toneladas de sementes nativas com geração de renda de cerca de R$ 250.000,00 para 300 coletores e famílias da Rede de Sementes do Xingu; 3- apoio à formação de 40 lideranças locais em três Reservas Extrativistas da Terra do Meio (PA) - Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu, para fortalecer seu papel como agentes da preservação das florestas e como prestadores ativos de serviços ambientais da redução das emissões de gases de efeito estufa.

No Vale do Ribeira (SP) o apoio envolve o plantio de mudas em 22,2 hectares ou cerca de 37.700 árvores nos municípios de Barra do Turvo, Itaóca, Apiaí e Sete Barras. No total, serão quase 412 mil árvores plantadas no prazo de um ano. As ações que não envolvem o plantio de árvores contam também com apoio de outros parceiros para que sejam plenamente realizadas.





http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3426
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.