De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai e antropólogo tentam convencer índios

20/01/2004

Autor: Maristela Brunetto

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Amambai, William Rodrigues, e o antropólogo Cláudio Romero, seguiram nesta manhã para a região das fazendas ocupadas por índios em Japorã em uma última tentativa de convencer os índios a deixar as propriedades. Hoje vence o prazo para a Funai retirar os índios. A partir de amanhã, a Polícia Federal está autorizada a entrar nas fazendas e fazer valer o mandado de reintegração concedido pelo juiz federal Odilon de Oliveira.
Romero chegou na região na sexta-feira. Ele já realizou estudos sobre os guarani-caiuá e era esperado na região desde o começo da ocupação, no final de dezembro. O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, esteve em Campo Grande na sexta-feira e decidiu não ir à área, manifestando confiança no poder de interlocução dos indigenistas. Porém os índios mantêm a disposição de não desocupar as fazendas.
Eles cobram a ampliação da reserva Porto Lindo dos atuais 1,6 mil hectares para 9,4 mil, incluindo a área das fazendas vizinhas, que estão ocupadas.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.