De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Fazendeiros vão acionar União pelo prejuízo causado por índios

23/01/2004

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



Os donos das 14 fazendas invadidas pelos índios caiovás-guaranis nos municípios de Japorã e Iguatemi, em Mato Grosso do Sul, vão acionar a União para recuperar prejuízos calculados, até agora, em mais de R$ 10 milhões.
Nos 9,6 mil hectares ocupados desde o dia 22 de dezembro, os fazendeiros estimam a perda de 25% do rebanho de 18 mil cabeças de gado bovino e da totalidade dos 1.100 mil hectares cultivados com soja. Os fazendeiros acusam os índios de terem destruído mais de 20 construções, entre casas e galpões, aproximadamente 300 quilômetros de cercas e de estarem matando o gado.
Eles acham que os prejuízos serão maiores depois da decisão da desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo, Sueli Oshida, que protelou a desocupação das fazendas. "O que eles estão destruindo é fruto do nosso suor e alguém tem de ser responsabilizado", disse o produtor rural Luiz Carlos Tórmena, dono da fazenda Chaparral.
Ontem, os donos das terras orientaram seus advogados para que entrem com recursos contra a decisão. O advogado de três proprietários, Geones Ledesma Peixoto, disse que o despacho não suspendeu a reintegração.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.