De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Distritos indígenas do AM recebem capacitação do Ministério da Saúde

20/01/2012

Autor: Girlene Medeiros

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) realizam operação no Distrito Sanitário Indígena (DSEI) do Médio Solimões e Afluentes, no Amazonas. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS) visa capacitar integrantes de cada DSEI e acompanhar a autonomia dos distritos da região na realização de processos administrativos, como compra de alimentos e combustível necessários a cada local. As ações fazem parte da implementação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do Sistema Único de Saúde (SasiSUS).

De acordo com o MS, há equipes mobilizadas para monitorar o processo de implantação nos DSEIs e outra equipe da Sesai, de atenção à saúde indígena, atuando no planejamento de capacitações nesses locais. O novo modelo de gestão de atenção à saúde indígena foi anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em abril de 2011,

As capacitações e modificações nos processos administrativos no DSEI Médio Solimões e Afluentes devem beneficiar 16 mil indígenas, de nove etnias e 152 aldeias diferentes. O distrito abrange 15 Polos Base das etnias Katukina, Kulina, Kanamari, Deni, Ticuna, Mayoruna, Miranha, Kocama, KambebaBase, pertencentes a 14 municípios do Amazonas.

A iniciativa deve se estender ao DSEI Médio Rio Purus, no Amazonas. Ainda segundo o MS, as equipes de atendimento à saúde indígena estão cobrindo 100% das aldeias que formam os Polos Bases da abrangência do DSEI, o que inclui a Casa de Saúde do Índio (Casai), situado no município de Tefé, 631 km de Manaus, via fluvial.


SasiSUS

O SasiSUS é o subsistema pelo qual os DSEIs dispõem de maior autonomia para realizar licitações e demais itens necessários aos distritos. De acordo com o MS, as negociações entre esses Distritos eram submetidas ao MS, em Brasília, o que dificultava as compras e era uma das principais reinvindicações dos indígenas dos distritos, segundo o MS



http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/01/ms-acompanha-autonomia-de-distritos-sanitarios-indigenas-no-am.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.