De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF/PB participa de audiência pública em área de conflito indígena na Paraíba

15/02/2012

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Ministério Público sugeriu a realização de TAC para assegurar a permanência dos tabajaras na área até o final do processo de demarcação


O Ministério Público Federal (MPF), através do procurador regional dos direitos do cidadão Duciran Farena, participou, na manhã de hoje, 15 de fevereiro, de audiência pública realizada pela Ouvidoria Agrária Nacional e Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNVC) no sítio Mucatu, município de Alhandra (PB), litoral sul do estado. O lugar é área de assentamento rural, objeto de conflito entre agricultores e índios tabajaras com a empresa Cerâmica Elizabeth, a qual pretende construir uma fábrica de cimento no local.

Na ocasião, o procurador da República Duciran Farena explicou aos presentes a ação do Ministério Público Federal, representada por dois inquéritos civis públicos que tratam da demarcação da terra indígena potiguara e da implantação da fábrica nestas terras.

O procurador mencionou requisições feitas à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), à Fundação Nacional do Índio (Funai-PB), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PB), sendo que ao Incra o MPF requisitou que investigue a legalidade das vendas de lotes dos assentamentos à fábrica.

Duciran Farena afirmou ainda que aguarda a vinda das ações de reintegração à Justiça Federal para providências e sugeriu a realização de um termo de ajustamento de conduta (TAC) para assegurar a permanência dos tabajaras na área até o final do processo de demarcação.

Participaram da audiência o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino da Silva Filho, o superintendente do Incra-PB, Lenildo Morais, o superintendente da Funai-PB, Benedito Rangel, assim como o Também estiveram presentes o procurador da República no Tocantins, Álvaro Manzano, integrante do CNVC; a ouvidora da Secretaria de Segurança da Paraíba, Valdênia Lanfranchi; a defensora pública federal Lídia Nóbrega, o deputado estadual Frei Anastácio, além de outras autoridades.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-participa-de-audiencia-publica-em-area-de-conflito-indigena-na-paraiba
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.