De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios Guarani de aldeia em Ubatuba se reúnem para discutir mudanças climáticas

18/05/2012

Fonte: Comissão Pró-Índio - http://cpisp.org.br/



Os moradores da aldeia Boa Vista, localizada em Ubatuba, a 200 quilômetros da capital paulista, reuniram-se entre dos dias 8 e 9 de maio para discutir as mudanças climáticas, que tem ganhado cada vez mais destaque nos debates da sociedade. A discussão é especialmente importante para o Povo Guarani, já que grande parte de suas terras está na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros mais degradados pela ação humana.

O professor Claudio Vera Popygua foi responsável pela condução dos debates. Ele divide a autoria do livro "Kuaxia Para Mokoï Ayu Rupi Gua Nhande Ára Ovapaa Régua - Mudanças Climáticas e o Povo Guarani" com outros nove professores da aldeia Tenondé Porã. A publicação foi lançada pela Comissão Pró-Índio no ano passado, e já nos encontros para sua redação, os professores ressaltaram a importância de se levar a discussão sobre mudanças climáticas até as aldeias e promover uma reflexão que considerasse tanto a concepção dos Guarani como a dos juruá (não índios).

O livro foi utilizado para subsidiar as discussões em Boa Vista, a primeira a receber a publicação de um de seus autores. O próximo encontro será em junho, na aldeia Ribeirão Silveira, em Bertioga. Os encontros estão sendo realizados com Apoio Financeiro de DKA, Cafod, Christian Aid e Size of Wales.



http://cpisp.org.br/indios/html/noticia/28/indios-guarani-aldeia-em-ubatuba-
se-reunem-discutir-mudancas-climaticas.aspx
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.