De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios dizem não à estrada

28/02/1997

Autor: Fred Novaes

Fonte: Amazônia em Tempo



Documentos anexos


A primeira audiência pública para o licenciamento da nova estrada que a Paranapanema pretende construir para escoar a produção da mina de Pitinga foi marcada por, pelo menos, três conflitos de interesses: dos índios Waimiri-Atroari, o da Paranapanema e da comunidade de Pitinga, e do Ibama. Os Waimiri não afirmam que não irão permitir a construção da estrada nas terras anteriormente ocupadas por seus ancestrais. A Paranapanema e os habitantes da Vila do Pitinga querem o direito de ir e vir sem precisar do aval dos índios. Já o Ibama, quer resguardar a Reserva Biológica da Uatumã, ameaçada pela estrada e os impactos de sua construção.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.